Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Estresse e ansiedade: Causas e efeitos

Postado em 28/08/2019



Quando nossos próprios pensamentos, por exemplo, estimulam o estresse, ele é de motivação interna. Por exemplo, você estava calmo e relaxado, mas de repente um pensamento intrusivo faz com que você se lembre das tarefas atrasadas que você tem de entregar ou de uma situação do passado que lhe causou raiva; isso pode acabar lhe trazendo sintomas de estresse.

 

Isso faz com que você saia deste estado de calma para agitação e nervosismo. Por isso devemos estar sempre atentos aos nossos processos mentais, com intuito de controlá-los melhor e não permitir que nos afetem. As causas do estresse que surgem internamente variam de pessoa para pessoa, depende da história pessoal e de como cada um encara as situações inesperadas inerentes à vida.

  

Já as causas externas são aquelas que estão fora do controle do indivíduo. O acaso, outras pessoas, até mesmo o clima podem ser fatores exteriores que impactam negativamente a vivência e o estado emocional de uma pessoa. Isso também faz parte de nossas vidas e em situações como essas, às vezes não há nada que possamos fazer a respeito e temos que aprender a lidar com elas.

 

Independentemente de sua causa, interna ou externa, o estresse faz parte da natureza humana. No mundo moderno não é comum enfrentarmos situações difíceis. O que acaba nos estressando são os muitos problemas inerentes ao dia a dia, e claro, a maneira como encaramos estas situações podem determinar a maneira como nosso corpo responde.

 

Os sintomas do estresse podem incluir palpitações e possivelmente problemas cardíacos, dores de cabeça, sudorese, distúrbios digestivos, dificuldade para relaxar e alterações nos padrões do sono. Estes sintomas característicos dos diferentes tipos de estresse, principalmente aqueles que acompanham o sujeito por longos períodos de tempo, são iguais ou muito semelhantes aos da ansiedade.

 

Os dois, na verdade, andam lado a lado. A ansiedade crônica pode levar a pessoa a se estressar, e o estresse pode levar a pessoa a ficar ansiosa ou despertar sua ansiedade. Além de terem sintomas físicos parecidos, a ansiedade e o estresse são parte de um ciclo que pode não terminar nunca. Um leva ao outro. Ficamos ansiosos e isso nos estressa.

 

É como se a ameaça que estamos criando em nossas mentes, sobre o futuro, originária da ansiedade, estivesse acontecendo agora, o que manifesta certas reações fisiológicas típicas do estresse, ou seja, nosso corpo se prepara para lutar ou fugir de uma ameaça que na verdade nem existe, que é criação do pessimismo em nossa mente. Da mesma maneira ficar estressado pode nos gerar ainda mais ansiedade, piorando os sintomas e a situação catastrófica. 

 

Faça uso de práticas que te acalme e te relaxe, que te ajudam a se conectar com o seu corpo e com a sua mente. Busque lidar com as situações do cotidiano e aquelas que ainda estão por vir com mais serenidade, calma e paciência. Se isso ainda não for suficiente e o problema persistir, procure ajuda com um médico especialista. Afinal, para lidar com qualquer problema, é preciso ter a mente em paz e menos turva.

                                                                                                          

O ASSIM SAÚDE deseja que você tenha uma vida mais serena.